A maioria das pessoas já sentiu alguma vez tremor nos olhos. O que pouca gente sabe, é que esse tremor não acontece nos olhos em si, mas sim nas pálpebras móveis.

Esse tremor involuntário é chamado pela medicina de mioclonia e pode ser apenas algo passageiro, sem ligação com outros sintomas,. Mas também pode ser um sinal de que algo está errado com seu corpo. Entenda a seguir quais as principais causas do tremor nos olhos e como tratá-lo. 🙂

Principais causas do tremor nos olhos

Ansiedade e Stress

As causas mais comuns do tremor nos olhos são o stress elevado e a ansiedade. Essas situações de alto desgaste emocional fazem com que hormônios sejam liberados para o sistema nervoso autônomo, que causa alguns movimentos involuntários no corpo, como espasmos e tremores.

Uso excessivo do computador

Sabe a sensação de cansaço após um dia inteiro em frente ao computador? Isso acontece porque ao realizar tarefas por muito tempo, os olhos tendem a piscar menos, gerando um esforço muito maior dos olhos e a possibilidade de tremor devido à exaustão.

 

Ressecamento ocular

As pessoas que sofrem com a síndrome conhecida por olhos secos também podem perceber o tremor nos olhos. Esse problema é caracterizado pela baixa produção lacrimal e também pode aparecer como sintoma de doenças como a conjuntivite, que causa a inflamação dos olhos e prejudica sua lubrificação.

Uso de óculos com grau incorreto

Apesar de não ser muito frequente, o uso de óculos com o grau desatualizado também pode causar o tremor dos olhos. Isso acontece por causa do esforço para enxergar, que deixa os olhos cansados e pode levar a esse sintoma.

Como tratar o tremor nos olhos?

Antes de mais nada, é preciso observar se os tremores são recorrentes ou apenas esporádicos. Para os casos esporádicos, a melhor solução é tentar relaxar para evitar um grau elevado de stress, além de tomar cuidado com a alimentação, evitando alimentos ricos em cafeína que tendem a agravar os casos de stress e ansiedade.

É muito importante também manter seu grau sempre atualizado, respeitando a validade da sua receita médica. Se você ainda não sabe por quanto tempo pode usar o mesmo grau, confira o prazo de validade da sua receita. 🙂

Se o tremor dos olhos é algo que acontece com frequência, a melhor opção é consultar um oftalmologista imediatamente. Esses casos são o que conhecemos popularmente como “tique nervoso” onde o tremor na pálpebra é contínuo.

É importante ressaltar que dificilmente a causa direta do tremor dos olhos será identificada, porém existem tratamentos específicos para tratar esse sintoma. Não deixe de sempre consultar um oftalmo de confiança. 😉

 

Quer saber mais sobre hábitos que podem prejudicar sua visão?

Você já conheceu as principais causas para o tremor nos olhos. Saiba agora quais hábitos comuns podem prejudicar sua visão e como evitá-los. 😁