Hoje é quase impossível não passar algumas horas em frente ao computador. Essa exposição frequente pode causar problemas para a visão a longo prazo se os cuidados certos não forem tomados.

Felizmente, medidas simples e muito fáceis de serem aplicadas podem te ajudar a usar o computador sem prejudicar os olhos. Confira agora como garantir sua saúde visual ao utilizar computadores. 😁

O que fazer para usar o computador sem prejudicar os olhos?

1- Alinhe o monitor no seu nível dos olhos

Quando se trabalha por muitas horas, é comum no meio do dia reparar que sua posição já está completamente torta na cadeira, não é mesmo? Além de prejudicar sua postura, esse hábito faz com que sua visão deixe de estar alinhada ao monitor. Ou seja, você passa a olhar para cima ou para baixo para enxergar e começa a forçar seus olhos para continuar as atividades normais.

Por isso, sempre preste atenção para que seu monitor permaneça sempre da mesma altura do seu campo de visão. Essa dica é extremamente importante para quem usa óculos, já que o posicionamento correto faz com que dê para enxergar toda a tela sem ter de se movimentar. 😉

2- Ajuste o brilho da tela

Um dos principais responsáveis pela fadiga visual ao usar o computador é o brilho da tela. Isso acontece porque, quando não adequado ao ambiente, o brilho se torna intenso ou fraco demais para a visão e faz com que os olhos sejam forçados.

Para resolver esse problema e usar o computador sem prejudicar os olhos, lembre-se sempre de ajustar o brilho da tela da maneira que ficar mais confortável para você.

Alguns aplicativos como o f.luz podem te ajudar também com o contraste da tela, ajustando-o de acordo com a luminosidade no decorrer do dia. Assim você não precisa mudar manualmente essa configuração sempre que houver alguma mudança como o pôr do sol, por exemplo. Muito bom, né? 😊

3- Evite usar o computador no escuro

Usar o computador no escuro pode parecer uma experiência muito confortável. Porém, por conta da diferença de contraste, seus olhos precisam de um esforço 2 vezes maior para que você enxergue nitidamente. Isso acontece também quando o computador é usado em ambientes muito iluminados que geram reflexos em excesso.

É muito incômodo para a visão quando isso acontece, não é? É muito fácil evitar a fadiga visual nesses casos. Procure sempre ambientes com iluminação adequada para usar o computador sem prejudicar os olhos.

Quase sempre a luz natural é perfeita para garantir o contraste perfeito, mas você pode optar por ambientes bem iluminados durante a noite.

4- Use o computador a uma distância adequada

Manter uma distância correta do monitor pode ser o segredo para evitar a fadiga visual. O brilho e contraste do computador são calculados para o uso a uma certa distância. Quando usado de maneira incorreta, além de prejudicar a postura, seus olhos ficam muito mais expostos à luz e fazem um esforço desnecessário.

Por sorte, essa distância não exige nenhum cálculo complexo. Você só precisa esticar o seu braço até a tela e respeitar essa distância no dia-a-dia para garantir que vai usar o computador sem prejudicar os olhos.

5- Faça pausas no tempo correto

Mesmo seguindo essas dicas, é essencial que você sempre tenha uma pausa adequada no tempo em que está no computador. O recomendado por oftalmologistas é que a cada 1 hora no computador, haja uma pausa de 5 minutos. Assim, você dará um tempo de descanso para os seus olhos.  😉

Conheça outros hábitos que podem prejudicar sua visão

Além do uso intensivo do computador sem cuidados, outros hábitos também podem prejudicar sua visão. Saiba quais são esses hábitos e como evitar danos à sua visão. 😉

 

Veja como usar o computador sem prejudicar os olhos
Deixe sua avaliação