Você sabia que segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), metade dos brasileiros têm problema de refração, como miopia e astigmatismo?

Infelizmente, apesar de extremamente comuns, esses problemas de visão ainda são problemas bastante incompreendidos.

Pensando nisso, vamos ensinar neste texto como fazer, na sua própria casa, um teste de astigmatismo em apenas alguns minutos – e o melhor, sem gastar um centavo com isso.

Importante: O teste de astigmatismo apresentado aqui é recomendado pela comunidade médica. Porém, trata-se de um auto-exame preliminar que não substitui o diagnóstico de um oftalmologista.

Ou seja, antes de entrar em desespero e/ou gastar uma fortuna na ótica, consulte um oftalmologista de confiança. 😆

O que causa astigmatismo?

Para que possamos enxergar nitidamente, o correto é que haja apenas um ponto de foco. No caso do astigmatismo, há pontos diversos de foco na retina.

O astigmatismo não é exatamente uma uma doença nos olhos, como é o caso do glaucoma por exemplo, mas sim uma diferença na forma como a luz é refratada.

A córnea de um olho normal tem o formato de uma bola de basquete, com o mesmo grau de curvatura em toda sua extensão.

No olho com astigmatismo, o formato é mais parecido com o de uma bola de futebol, com algumas áreas mais fundas que as outras. Por isso, a luz fica mais difusa e causa os diversos pontos de foco da luz.

Em alguns casos, o astigmatismo é causado por outras camadas dentro do olho. Chamado de astigmatismo lenticular, ele é menos comum do que o astigmatismo corneal.

Testes de Astigmatismo: como fazer

Lembre-se de consultar seu oftalmologista caso este teste de astigmatismo tenha resultado positivo. Além de te dar a certeza se o problema existe ou não, ele pode prescrever logo na primeira consulta o melhor tratamento para o seu caso.

Agora, vamos ao teste de astigmatismo:

  • Sente-se a 1 metro da tela do computador. Para melhores resultados, evite utilizar telas menores, de celulares ou tablets;
  • Se você já utiliza óculos ou lentes de contato para outras correções, retire-os;
  • Feche um dos olhos e olhe para as imagens seguintes. Depois, faça a mesma coisa com o outro olho.

Teste 1:

teste de astigmatismo online

As linhas pretas variam de intensidade e grossura?

Teste 2:

teste de astigmatismo online

 

Você enxerga as linhas verticais e horizontais da mesma espessura?

Teste 3:

teste de astigmatismo online

 

Você vê as linhas em várias claridades?

Respondeu “sim” para pelo menos duas das perguntas do Teste de Astigmatismo?

Se você respondeu sim para duas ou três perguntas, você provavelmente tem astigmatismo.

Se esse era um problema que você já sabia ter e mesmo usando os óculos seu teste foi positivo, pode ser que seu grau tenha aumentado.

Em qualquer um dos cenários, é hora de marcar uma consulta com o oftalmologista. Especialmente para o caso de você ter sintomas – as dores de cabeça podem ser facilmente curadas com a sua visão ajustada.

O teste de astigmatismo simples é considerado de rotina, feito no consultório e sem muitas dores ou desconfortos. São os mesmos instrumentos e técnicas utilizados para detectar miopia ou hipermetropia.

O médico ou médica pode diagnosticar a quantidade de astigmatismo que você tem emitindo um feixe de luz no olho e colocando várias lentes diferentes entre a luz e seus olhos. Esse teste é chamado de retinoscopia.

“Eu vou precisar usar óculos?”

Provavelmente sim, mas este não é o fim do mundo. 👓

Com as tecnologias modernas que temos hoje, é possível obter lentes para óculos com espessuras super finas, com tratamento antireflexo e muito mais.

Na dúvida, entre em contato com a Lenscope. Além de trabalhar com as marcas de lentes para óculos mais renomados do mercado, todo o procedimento é online e muito mais barato do que nas óticas convencionais.

Saiba o que as Lentes Lenscope 1.59 têm de diferente das lentes óticas e faça a melhor escolha pra você 🙂