Você já se perguntou quanto tempo leva para se acostumar com óculos novo? Para quem usa óculos, esse acaba sendo um dos principais incômodos, porque mesmo fazendo óculos de acordo com a receita prescrita pelo oftalmologista, eles não parecem ter o grau correto logo no primeiro dia.

Mas você sabe por que isso acontece? Entenda melhor o que influencia nessa adaptação, quais os sintomas comuns e por quanto tempo é normal senti-los. 😉

Por que leva um tempo pra você se acostumar com o óculos novo?

É muito frustrante buscar o óculos novo e não enxergar corretamente, não é mesmo? Sem dúvida você já se perguntou por que isso acontece.

A explicação mais simples é que seus olhos precisam de um tempo para se adaptarem a essa nova forma de enxergar. Isso acontece porque as lentes de seus óculos agora auxiliam na nitidez dos objetos e sua espessura, tratamentos e até mesmo o design das lentes interferem no processo de adaptação ao óculos novo.

Um bom exemplo são as pessoas que nunca usaram óculos e, quando começaram a usar, seu grau já estava em um nível mais alto. Por se tratar de uma diferença considerável, os efeitos podem ser sentidos de uma forma mais forte.

O mesmo acontece com as pessoas que possuem alta miopia e fazem óculos com lentes de baixo índice de refração. Essas lentes podem causar distorções nas bordas do óculos e isso faz com que você sinta uma certa estranheza enxergando com seu óculos novo.

É por esses motivos que é muito importante ter paciência e observar o processo gradual de adaptação com óculos novo.

O que é normal sentir no processo de adaptação com o óculos novo?

Alguns sintomas acabam sendo comuns no processo de adaptação com o óculos novo. Os dois principais sintomas são enjoo e tontura.

Se você sente esses dois sintomas ao começar a usar o óculos novo, isso pode significar que você apenas está dentro do período de adaptação.

Mas se esses sintomas estiverem presentes antes ou depois desse período, o mais indicado é que você vá até seu oftalmo para que ele possa conferir se está tudo certo com o seu grau ou com o seu óculos.

Veja a seguir quanto tempo leva para você se acostumar com óculos novo.

Quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo?

Os sintomas incômodos durante a adaptação com óculos novo devem durar por até 7 dias. Isso porque eles são gerados pela mudança brusca na visão e, durante esse prazo, devem ir diminuindo até acabarem. Caso o enjoo e a tontura não passem, é necessário procurar um médico oftalmologista.

Uma dica para saber se o seu óculos está correto logo no começo, é reparar se você consegue enxergar nitidamente olhando de algum ângulo, ao mexer o seu rosto. Se isso acontecer, basta esperar pelo processo de adaptação. Caso você ainda assim não se adapte, pode ter havido um erro na medição ou fabricação de suas lentes de acordo com a DNP(Distância Naso-Pupilar).

Para a adaptação 100% e total aos novos óculos, você vai precisar de até 2 semanas. Mas esse prazo é somente para que você enxergue completamente bem e se adapte a armação.

Após os 7 primeiros dias, o normal é que você já consiga enxergar e não sinta mais nenhum sintoma. Nos 7 dias seguintes, o ideal é que você já tenha se acostumado com os óculos fazendo parte do seu dia-a-dia, chegando até esquecer que está de óculos. 🤓

Saiba o que fazer para se acostumar com óculos novo

Agora que você já sabe quanto tempo leva para você se acostumar com óculos novo, veja quais são os aspectos que você pode ficar de olho e que torna a adaptação com o óculos bem mais fácil. Confira o artigo sobre o que você precisa fazer para se acostumar com o óculos novo. 

 

 

Quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo?
Média 4.4 de 5 votos