Quando Visitar o Oftalmologista?

Você é uma daquelas pessoas que só iria ao oftalmo se sentisse dificuldade de enxergar? Pois nós temos uma notícia para você!

 

Estima-se que 2 a cada 3 casos de cegueira poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce e tratamento adequado de doenças dos olhos. Por isso, a visita ao oftalmologista é uma prioridade.

 

Recomenda-se que a primeira visita deve acontecer ainda quando criança e se tornar periódica ao longo da vida. A atenção especial deve ser dada após os 40 anos, quando o indicado é visitar anualmente o doutor.

 

Pois então confira abaixo quando visitar o oftalmologista:

 

  • Vista embaçada

O que geralmente indicada diminuição da visão. Isso pode ocorrer apenas em um olho e passar despercebido por um longo tempo. Por isso, é importante testar ambos os olhos com frequência.

 

  • Incômodo nos olhos

Dores, ardência, secreção, lacrimejamento ou vermelhidão são sintomas que podem indicar a presença de algum problema.

 

  • Uso de óculos ou lentes

É importante realizar exames periodicamente para acompanhar a evolução dos graus e garantir sua segurança e conforto.

 

  • Acidentes ou traumas oculares

Os olhos são estruturas bastante sensíveis. Alguns acidentes podem impactar na saúde dos olhos e desencadear problemas, como a Catarata.

 

  • Doenças sistêmicas

A diabetes, o reumatismo e a hipertensão arterial, por exemplo, estão relacionadas ao desenvolvimento de algumas doenças oculares. É importante manter as doenças sempre sob controle e consulta um doutor do bem com frequência para evitar complicações.

 

  • Histórico familiar de doenças nos olhos

Algumas pessoas possuem mais predisposição genética a desenvolver doenças oculares, dependendo da existência de casos anteriores na família. Por isso, é importante ficar atento para, se preciso, realizar o diagnóstico precoce do problema.

 

Existem várias doenças, às vezes lentas e silenciosas, mas altamente perigosas, que podem comprometer a saúde dos olhos. Como é o caso da Catarata e do Glaucoma. Não espere por sintomas e sinais visíveis de algum problema nos olhos para se cuidar. Quando o assunto é saúde, o importante é a prevenção!

 

Consulte um Oftalmologista do Bem agora mesmo e fique tranquilo!