Por quê meu grau de miopia aumenta todo ano?

Você se pergunta por quê o seu grau de miopia aumenta todo ano mesmo usando óculos o tempo todo? Neste artigo você vai saber quais são os aspectos que podem influenciar no constante aumento do seu grau.

O que é miopia?

Se você sente dificuldade para enxergar de longe, significa que você tem miopia. Isso quer dizer que o seu globo ocular é mais alongado do que deveria ser e isso faz com que a imagem dos objetos seja formada antes da retina.

É essa alteração no ponto da formação da imagem em seus olhos que provoca a dificuldade de enxergar nitidamente os objetos situados longe de você.

Por quê meu grau de miopia aumenta todo ano?
A formação da imagem dos objetos para os míopes

O que pode fazer seu grau de miopia aumentar?

Ainda não se sabe exatamente o que provoca o desenvolvimento da miopia. No entanto, médicos e pesquisadores afirmam que o fator genético pode ter um grande papel. Se o seu pai ou a sua mãe possui miopia, a chance de você também desenvolvê-la no final da infância e até meados da fase adulta torna-se muito maior.

Para a maioria das pessoas, o alongamento do globo ocular continua ocorrendo ao longo dos anos e, consequentemente, aumentando o grau de miopia.

Diversos fatores têm aparecido em pesquisas recentes sobre o assunto indicando que pode haver uma relação entre o alongamento do globo ocular com as horas que uma pessoa passa ao ar livre, exposta à luz natural.

Essas pesquisas, realizadas com crianças, mostraram que as que tinham visão normal passam 3.7 horas realizando atividades ao ar livre a mais do que as crianças que apresentam algum problema de visão, como miopia

No entanto, é um erro considerar somente a baixa exposição à luz natural o principal responsável pelo alongamento do globo ocular e, portanto, no desenvolvimento da miopia. Acredita-se que um dos principais vilões também sejam as atividades que realizamos próximos a objetos durante longos períodos de tempo, como ler, escrever, utilizar computador, celular, tablet, entre outros.

O uso constante desses aparelhos eletrônicos e a quantidade cada vez maior de tempo que passamos em ambientes internos, expostos à luz artificial, assistindo TV ou jogando videogame, podem contribuir para o surgimento e para o desenvolvimento contínuo da miopia.

O que fazer para evitar que meu grau de miopia aumente?

Para a maioria das pessoas, o grau de miopia se estabiliza entre 21 a 24 anos. No entanto, isso nem sempre acontece para 10% dos casos 😢

Mas nem tudo parece estar perdido. Pesquisas recentes mostraram que colírios da baixas doses de atropina utilizados em crianças de 5 a 12 anos impediram o desenvolvimento da miopia, principalmente entre aqueles que possuíam alta miopia (mais de 6 graus). No entanto, ainda não se sabe com precisão os possíveis efeitos colaterais que o uso contínuo da atropina pode causar. Mais pesquisas precisam ser realizadas antes que todos possam ter acesso a esse tratamento.

Enquanto esperamos por essas respostas, confira uma série de recomendações indicadas por oftalmologistas que ajudam a manter sua visão e a saúde dos seus olhos em dia 😁

  • Evite longas horas em frente a computadores, tablets, smartphones e televisão;
  • Desenvolva mais atividades ao ar livre e fique mais exposto à luz natural (não se esqueça de sempre proteger seus olhos contra os raios UV 😉)
  • Corrija sua postura quando estiver lendo ou escrevendo. Realizar essas atividades muito próximos aos objetos pode contribuir para o desenvolvimento da miopia.
  • Faça uma consulta com um oftalmologista de confiança uma vez por ano e evite fazer exame de vista grátis em óticas.

Seguir essas dicas com certeza vão te ajudar a manter sua visão muito mais saudável 😁

E caso você se sinta perdido(a) em meio a tantos tipos e tratamentos de lentes para miopia que existem, confira nosso artigo e faça a melhor escolha para sua real necessidade 🙂

Fontes consultadas: