Para quem tem grau forte de miopia a estética é sempre uma preocupação. Por isso, algumas soluções focadas nesse aspecto são criadas para tornar os óculos mais finos e reduzir o aspecto de fundo de garrafa. Uma dessas opções disponíveis para solucionar esse problema é a chamada lente lenticular.

Mas você sabe o que é lenticular e como você pode testar se realmente consegue se adaptar com esse tipo de lente? Confira a seguir tudo o que você precisa saber e como você pode fazer um teste na sua casa mesmo antes de comprá-la. 🙂

A lente lenticular

A lenticular é um tipo de lente buscada por quem possui alto grau de miopia, geralmente mais de 15 graus. Ela se diferencia pelo fato do grau ser colocado em uma pequena esfera em frente ao globo ocular. Ou seja, você terá o grau correto apenas em uma circunferência e todo o restante terá o grau zerado.

Isso faz com que as lentes se tornem finas, já que grau está presente em apenas uma pequena área da lente do óculos. Outro ponto positivo para a beleza dos óculos é que as lenticulares podem ser montadas em qualquer armação, pois suas bordas são finas como as lentes de baixo grau.

lenticular

Óculos com lenticular. Olho direito com 11.50 graus de miopia e o olho esquerdo com 15 graus de miopia Fonte: Página Alta Miopia Facebook

Apesar da lenticular ter várias vantagens em relação à estética, um ponto bastante negativo é o fato dela reduzir bastante seu campo de visão. Por conta da concentração do grau apenas em uma pequena área da lente, só é possível enxergar nitidamente olhando diretamente para o centro do óculos, que chega a ter no máximo cerca de 17 milímetros.

Ou seja, só é possível enxergar movimentando a cabeça para a direção que deseja olhar enquanto se mantêm as lentes centralizadas. O fato do grau estar concentrado na íris, além de prejudicar o campo de visão, pode causar distorções quando olhamos para a pessoa na diagonal, já que existe a transição entre a parte com grau e a lente plana (sem grau).

Por isso esse tipo de lente também pode dificultar e tornar perigosas algumas atividades do dia-a-dia e não é muito recomendado para quem precisa dirigir, por exemplo. 😥

Se você está pensando em fazer um óculos com lenticular, mas não sabe se realmente vai conseguir se adaptar com ela, confira essa dica para fazer um teste em sua casa mesmo antes de comprar.

Como saber se vou me adaptar com a lenticular

Quando falamos de novas lentes para óculos de grau, ainda mais com algum tipo de limitação, sempre surge a dúvida sobre como seria a adaptação. Para te ajudar a saber se você se adaptaria com as lenticulares criamos um breve teste caseiro para você. 🙂

Para simular as lenticulares você vai precisar de 1 adesivo redondo de 15 a 17 milímetros, essa medida é bem próxima a de uma moeda de 10 centavos e dos adesivos para folha de fichário.

 

lenticular

 

lenticular

Adesivo redondo: reforço para folha de fichário

Com um molde nessa medida, você deve centralizá-lo nos seus óculos e pintar todo o restante das lentes com canetinha. Assim você conseguirá ter uma ideia de como as lenticulares funcionam e como seria sua adaptação para enxergar usando esse tipo de lente.

 

lenticular

Simulação de lenticular

Para realizar esse teste, lembre-se se usar canetinhas a base d’água e não as permanentes. Assim você não vai estragar as lentes do seu óculos atual. 😉

Outras alternativas à lenticular

Se o fato de perder a visão periférica te deixou um pouco preocupado(a), saiba que há outras alternativas para você conseguir um óculos fino sem deixar de enxergar bem em todas as direções. Veja como a escolha correta do tamanho da armação e do índice de refração da lente te ajudam a não sentir vergonha do seu óculos. 

Veja também os diferentes tipos de lentes para alta miopia que hoje estão disponíveis no mercado. 

Compartilhe sua história com a gente

Tem um alto grau de miopia e conseguiu encontrar uma solução para se sentir bem com seu óculos? Compartilhe sua história com a gente aqui nos comentários e conheça a história da Cibele. Ela possui 12 graus de miopia e resolveu experimentar as nossas Lentes Tokai 1.76 que não compromete a visão periférica.