O grau cilíndrico da receita do seu óculos está preenchida? Isso significa que você possui astigmatismo. Entenda mais a seguir.

O que é o grau cilíndrico?

O grau cilíndrico é o grau das lentes para corrigir o astigmatismo. As lentes recebem esse nome devido à forma cilíndrica que possuem.

O astigmatismo é um problema que ocorre quando uma córnea se estende para um formato assimétrico e irregular. Ou seja, ao invés de apresentarem forma arredondada e regular, as pessoas que possuem astigmatismo tem córneas em formatos ovais e irregulares. Isso gera um erro de refração alterando a luz que entra nos olhos e fazendo com que as imagens fiquem desfocadas quando os objetos estão tanto perto quanto longe.

Entenda a diferença entre miopia e astigmatismo

O grau cilíndrico e o grau do eixo

Para a correção do astigmatismo, além do grau cilíndrico, este é acompanhado de outra medida: o eixo. De forma resumida, esta é a posição que descreve a orientação (ou ângulo) onde se deve posicionar os graus prescritos em sua receita.

Essas medidas podem variar de 0 a 180 graus. É por isso que na receita do óculos a coluna do grau cilíndrico sempre estará acompanhada da coluna do eixo.

grau cilíndrico

Exemplo de receita para miopia com astigmatismo.

Veja como o grau do eixo do astigmatismo afeta a espessura da sua lente.

Tipos de lentes para cada grau cilíndrico

Graus elevados de astigmatismo também fazem com que as lentes do óculos fiquem grossas. Por isso, para cada faixa de grau de astigmatismo existe uma lente ideal que proporcionará um óculos mais fino pra você.

Veja os tipos de lente para astigmatismo que você encontra.

Lente CR-39 ou Orma

Essas lentes são as mais comuns e oferecidas nas óticas para casos de baixo de grau de astigmatismo. Por se tratarem de lentes mais comuns no mercado, são os maiores alvos de promoções. Nesses casos, vale conferir se essas lentes estão acompanhadas dos tratamentos que garantem maior conforte e proteção para seus olhos. Para saber mais sobre tais promoções, leia nosso artigo. 

Além disso, as lentes CR-39 possuem baixo índice de refração. Para graus de astigmatismo superior a 2 graus, o óculos acaba ficando com bordas grossas. 🙁

Lentes de policarbonato de índice de refração 1.59

São as lentes mais indicadas para quem possui até 2 graus de astigmatismo. Por serem feitas de policarbonato, essas lentes são mais leves e resistentes. Como o policarbonato é considerado um material de médio índice -o índice de refração das lentes de policarbonato é de 1.59 – elas proporcionam um óculos com bordas mais finas.

Lentes 1.67

São indicadas para pessoas que tem mais que 2 graus de astigmatismo. São lentes que possuem refração de 1.67, proporcionando um óculos mais fino. No entanto, se o seu grau de astigmatismo for maior que 4, seu óculos poderá ficar grosso com essas lentes.

Lentes 1.74

São as lentes também indicadas para quem possui mais de 2 graus de astigmatismo. Como essas lentes são de alto índice de refração, elas proporcionam óculos mais finos mesmo para graus mais elevados. A má notícia, no entanto, é que essas lentes possuem alto custo no Brasil, podendo chegar até 2 mil reais o par e esse valor pode aumentar dependendo do grau.

Lentes 1.76

As lentes 1.76, assim como as lentes 1.74, são as mais indicadas para casos de mais de 2 graus de astigmatismo. Isso porque elas também são lentes de alto índice de refração proporcionando óculos com bordas mais finas mesmo em casos de graus mais elevados.

Essas lentes são produzidas somente no Japão e no Brasil são vendidas com exclusividade no site da Lenscope.

Saiba mais sobre os tipos de lentes que existem para astigmatismo

Entenda a receita do seu óculos

Agora que já viu o que significa grau cilíndrico veja como você pode entender a receita do seu óculos de forma mais clara e objetiva. Assim, fica muito mais fácil você comprar as lentes certas para a sua necessidade, além de economizar muito mais.

Veja como ler a receita de óculos

 

 

O que é grau cilíndrico?
Deixe sua avaliação