Lentes para astigmatismo: Conheça os tipos que existem

Você vê os objetos desfocados de longe ou de perto? Isso pode indicar que você possui astigmatismo. Conheça os tipos de lentes para astigmatismo e faça a melhor escolha na hora de comprar seu óculos.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um problema na córnea dos olhos que se estendeu para um formato irregular. As pessoas com astigmatismo possuem córneas que apresentam um formato oval. Isto provoca um erro refrativo, distorcendo a luz quando esta entra nos olhos, formando múltiplos pontos focais. Já a córnea de uma pessoa sem astigmatismo é redonda e lisa (sem irregularidades).

É por esse motivo as pessoas com astigmatismo sentem dificuldades em ler um texto ou em ver pequenos detalhes em objetos tanto de perto como de longe.

lentes para astigmatismo

Como são as lentes para astigmatismo?

Em muitos casos, o astigmatismo é acompanhado de miopia ou hipermetropia. Nesses casos, além do grau esférico, necessário para corrigir a miopia ou hipermetropia, sua lente irá requerer um grau adicional – cilíndrico – para corrigir a visão. Se você quer entender melhor como ler a sua receita, nós podemos ajudar! 😊

Além do grau cilíndrico, uma outra medida é necessária para correção do astigmatismo. Trata-se do eixo, uma medida que varia de 0 a 180 graus e indica a orientação (ou localização) do astigmatismo em sua córnea. É por isso que na receita do seu óculos a coluna do grau cilíndrico é sempre acompanhada do valor do eixo.

lentes para astigmatismo
O eixo do astigmatismo também pode influenciar a espessura de suas lentes. Quando o valor do eixo está entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus, as lentes ficarão mais grossas nas bordas superior e inferior do óculos e mais finas na parte temporal da armação (que é o lado próximo da têmpora, onde estão fixadas as hastes). E, normalmente, este é o lado do óculos que mais é observado para verificar se as lentes ficaram finas ou não.

Se o valor do eixo do seu grau for entre 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, infelizmente as lentes ficam mais grossas na parte temporal. No entanto, isso é possível de ser resolvido se você escolher uma lente de alto índice de refração 😉

Tipos de lentes para astigmatismo

Infelizmente quanto maior for o seu grau de astigmatismo, maior pode ser o preço das lentes para óculos que corrigem esse problema em sua visão 😢

Mas, conhecendo as opções do mercado, você consegue economizar sem deixar de também levar os tratamentos que garantem maior durabilidade para as suas lentes e proteção para seus olhos.

Veja a seguir as opções de lentes para astigmatismo que você pode encontrar:

Lente CR-39 ou Orma®

São as lentes de plástico mais baratas que você encontra nas óticas. No entanto, elas podem não atender a casos de 2 ou mais graus de astigmatismo de maneira satisfatória. Ao comprar este tipo de lente, verifique também se você está levando os tratamentos mais importantes para garantir durabilidade e proteção para os seus olhos.

Por se tratar de uma opção focada no baixo custo, esta lente muitas vezes é vendida sem qualquer tratamento. E estes são vendidos muitas vezes como “opcionais”. Finalmente, por ter um índice de refração bastante baixo, as lentes CR-39 também resultam em óculos com bordas bem mais grossas.

Lentes de policarbonato

São lentes indicadas se você possui até 4 graus de miopia (ou hipermetropia) e até 2 graus de astigmatismo. Além de serem bem leves e resistentes, elas possuem índice de refração de 1.58 a 1.59, resultando em bordas mais finas. Quando combinados com tratamentos como o antirreflexo, antirrisco e proteção UV, tais lentes resultam em resistência, leveza, conforto e proteção aos seus olhos.

Lentes 1.67

São as lentes mais utilizadas por aqueles que possuem mais de 4 graus de miopia (ou hipermetropia) ou mais de 2 graus de astigmatismo. Por possuírem índice de refração de 1.67, elas resultam em lentes mais finas. Porém, isso deixa de acontecer para casos de graus mais elevados de miopia e astigmatismo. Se você tem mais de 4 graus de astigmatismo, essas lentes vão ficar grossas. ☹

Lentes 1.74

Também são conhecidas como lentes de alto índice de refração e proporcionam lentes mais finas, por isso são muito procuradas por quem possui a partir de 7 graus de miopia (ou hipermetropia) e mais de 2 graus de astigmatismo. Infelizmente essas lentes possuem um custo bem elevado no Brasil, chegando a custar mais de R$ 2.000,00 o par. Quanto maior o grau de astigmatismo, mais chance de se tornarem mais caras ☹

Lentes 1.76

São as lentes de resina mais finas do mundo que proporcionam bordas mais finas para quem possui alto ou médio grau (e isso inclui casos de astigmatismo mais elevados também! 😆). Elas são fabricadas no Japão e vendidas com exclusividade no Brasil somente no site da Lenscope por um preço bem mais acessível que lentes 1.74 e, em muitos casos, são também mais em conta que as lentes 1.67. Saiba mais sobre as Lentes Tokai 1.76

Além do índice de refração, outro fator que você também deve levar em conta na hora de comprar suas lentes para astigmatismo é o design delas. Existem dois tipos: lentes esféricas e lentes asféricas.

Se você possui mais de 2 graus de astigmatismo, as lentes asféricas são as que vão proporcionar um melhor resultado e reduzir aquelas distorções indesejadas nas laterais das lentes. As lentes esféricas, por outro lado, vão tornar ainda mais nítidas essas distorções.

Se você procura sempre economizar, não deixe de conhecer as lentes para óculos da Lenscope. Visite nosso site para saber mais 😊

2 respostas para “Lentes para astigmatismo: Conheça os tipos que existem”

  1. Boa noite!
    Tem também a opção da 1.9 right ligt. não sei se assim mesmo que escreve. Elas são mais finas que a lenscope? Gostaria que fosse sanada essa minha dúvida
    Atenciosamente!!
    Cassiana Ingegneri

  2. Olá, Cassiana tudo bem?
    As lentes 1.9 são mais finas que as Lentes Tokai 1.76, porque elas possuem um índice de refração maior (as Lentes Tokai 1.76 possuem índice de refração de 1.76). No entanto, as lentes 1.9 são lentes de cristal (vidro). Essas lentes são bem mais pesadas e frágeis do que as lentes de resina como é o caso das Lentes Tokai 1.76. Além disso, as lentes de cristal possuem design esférico o que torna bastante perceptível o efeito fundo de garrafa. Para saber mais sobre isso, leia nosso artigo a seguir http://blog.lenscope.com.br/5-dicas-para-acabar-com-o-fundo-de-garrafa/.
    Qualquer dúvida, estamos à disposição 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *