Tanto as lentes CR-39 como as lentes de policarbonato são indicadas para até 4 graus de miopia ou hipermetropia, porém elas são diferentes entre si. As lentes de policarbonato são mais leves e resistentes que as lentes CR-39. Se você está em dúvida entre a lente CR-39 ou as lentes de policarbonato, esse artigo vai te ajudar. 🙂

Lentes CR-39 e lentes de policarbonato: Ideais para até 4 graus

As lentes CR-39 e as lentes policarbonato são as opções de lentes mais comuns do mercado para até 4 graus de miopia ou hipermetropia. Conheça um pouco mais das principais características dessas lentes a seguir:

As lentes CR-39

O CR-39 é um polímero composto bastante usado na fabricação de lentes de óculos. A sigla significa “Columbia Resin #39”, porque foi a 39ª fórmula desenvolvida pela Columbia Resins em 1940.

O CR-39 foi desenvolvido para – juntamente com a fibra de vidro – compor a construção de tanques de guerra e aviões, por sua leveza e resistência, que reduziam o peso e aumentavam o alcance dessas máquinas. Com o fim da guerra, o material passou a ser utilizado para a fabricação de lentes de óculos em 1947.

Hoje em dia, as lentes CR-39 são as opções de lentes mais comuns do mercado. Elas possuem índice de refração de 1.50 e índice ABBE 58.

Em relação ao índice de refração, 1.50 é considerado um baixo índice. Em lentes para óculos, quanto menor for o índice de refração, mais grossas as lentes ficam. Por esse motivo, as lentes CR-39 podem deixar os óculos mais grossos a partir de 2 graus de miopia ou hipermetropia com mais de 2 graus de astigmatismo. 🙁

Em relação ao índice ABBE, 58 é um considerado um ótimo índice. O valor ABBE é a forma de medir, em números, a dispersão cromática da luz através das lentes. A dispersão cromática nada mais é que a separação das cores da luz quando ela é refletida em uma superfície. Quanto maior o valor ABBE, menor a dispersão das cores. Se a lente tem um valor ABBE alto, a dispersão das cores é menor.

Nas lentes de alto índice de refração, o desvio da luz é maior. Quanto maior é esse desvio, maior é a dispersão das cores. É por isso que quanto maior o índice de refração de uma lente, menor será o valor ABBE. Saiba mais sobre o valor ABBE e como ele afeta as lentes para seu óculos nesse artigo.

As lentes de Policarbonato

O policarbonato é um material termoplástico e lentes deste material são criadas a partir da fusão de micropellets (pequenas bolinhas sólidas) de policarbonato. Durante o processo de fabricação, comumente conhecido como moldagem por injeção, essas bolinhas são aquecidas até que derretam completamente. O policarbonato derretido é moldado na forma de lente, que é então comprimida sob alta pressão e em seguida, resfriada.

As lentes de policarbonato não são apenas resistentes a impactos, mas também são as lentes mais leves do mercado. Além disso, elas já possuem proteção contra raios UV.  Para você ter uma ideia, o policarbonato é utilizado em faróis de carro e até mesmo cockpits de aviões, por exemplo.

Por ser um material muito forte e extremamente resistente ao impacto, as lentes de policarbonato não se danificam facilmente. Elas são bastante recomendadas para quem está em busca de um óculos que não quebrar ou danificar facilmente.

As lentes de policarbonato possuem índice de refração de 1.59 e valor ABBE 30. Por ter um índice de refração considerado médio, as lentes de policarbonato conseguem proporcionar óculos mais finos para até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo. O valor ABBE de 30 é considerado o valor bom para até 4 graus. 🙂

Mas então qual é a melhor? As lentes CR-39 ou as lentes de policarbonato?

Para responder essa pergunta, é importante estar atento a alguns fatores. Veja a seguir quais são:

Sua expectativa de um óculos mais fino

Se você tem até 4 graus de miopia com até 2 graus de astigmatismo e está em busca de um óculos mais fino, as lentes de policarbonato são as melhores opções para você. Por terem um índice de refração maior que as lentes CR-39, elas deixam seu óculos com bordas mais finas. 🙂

Durabilidade e leveza

As lentes de policarbonato são lentes mais resistentes e leves que as lentes CR-39. Por isso, se você está em busca de um óculos que com certeza aguentará até a sua próxima consulta com o oftalmo e que sejam mais leves, as lentes de policarbonato são as melhores opções.

Tratamentos das lentes

Nas promoções de comprar uma armação e levar as lentes de graça, geralmente são as lentes CR-39 que ficam disponíveis. Nessas situações, as lentes CR-39 podem acabar não acompanhando uma série de tratamentos que são essenciais para lentes de óculos. Alguns desses tratamentos são: antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UVA e UVB. Esses tratamentos garantem maior conforto e proteção para seus olhos, além de aumentar a durabilidade das lentes.

Já nas lentes de policarbonato, é mais comum elas acompanharem todos esses tratamentos. Por isso, na hora de escolher as lentes para seu óculos, fique atento também aos tratamentos inclusos. 😉

Preço das lentes

Nas óticas, as lentes CR-39 costumam custar mais barato que as lentes de policarbonato. Mas é importante pesquisar antes de comprar. O Consultor Óptico da Lenscope pode te ajudar. Trata-se de uma ferramenta que mostra os preços de todas as opções de lentes para óculos que existem hoje no mercado de acordo com o seu grau. Saiba mais sobre essa ferramenta aqui.

 

Lentes CR-39 ou lentes de policarbonato. Qual é a melhor?
Deixe sua avaliação