Quando você sabe o que cada sinal e número da receita do seu óculos quer dizer, fica bem mais fácil comprar as lentes e a armação ideais para sua real necessidade, acertando na compra e, principalmente, economizando muito mais.

Veja como é fácil descobrir se você tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo :

Como é uma receita de óculos?

Você pode encontrar em uma receita oftalmológica três ou quatro colunas que indicam: o grau esférico, o grau cilíndrico, o eixo e, em algumas receitas, a medida da DNP ou DP. Saiba mais sobre as medidas da DNP e DP.

receita de óculos

Receita para um óculos de miopia sem astigmatismo

A coluna “esférico”, às vezes também denominada de “Esf.”, indica quantos graus de miopia (dificuldade para enxergar de longe) ou hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) há em cada olho; a coluna “Cilíndrico” ou “Cil.” indica, em cada olho, o grau de astigmatismo.

Como o grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente, mas apenas em um determinado eixo, é necessário a indicação exata do eixo do astigmatismo que varia de 0 a 180 graus e está presente na coluna do “Eixo”.

Se você não possui astigmatismo, a coluna do Cilíndrico não é preenchida e, portanto, nenhum valor também é indicado na coluna do Eixo.

receita de óculos

Receita de miopia com astigmatismo

receita de óculos

Receita de hipermetropia sem astigmatismo

Outro modelo bastante comum de receita é aquele que você encontra os campos  para “Longe” e “Perto” como nos exemplos abaixo:

receita de óculos

Receita de miopia com astigmatismo com os campos para “longe” e “perto”

receita de óculos

Receita de hipermetropia com astigmatismo com os campos para “longe” e “perto”

 

Se você não tem ainda presbiopia – a popular “vista casada”, que surge a partir dos 40 anos em todos nós – apenas os campos para “Longe” estarão preenchidos.

Os campos para “Perto” ou o campo de Adição (normalmente abreviado para “Ad.”) referem-se ao valor do grau complementar necessário ao olho para ver bem de perto quando surge a vista cansada.

Se a receita do seu óculos possui este campo preenchido, você já tem presbiopia. Saiba mais sobre presbiopia e como ler uma receita para vista cansada.

Veja também os tipos de lentes para miopia que existem

Agora que ficou mais fácil entender a receita do seu óculos, conheça os tipos de lentes para miopia e hipermetropia que existem hoje no mercado e compre seu próximo óculos entendendo muito melhor o que você realmente precisa para enxergar bem, cuidar dos seus olhos e economizar muito mais!