A hipermetropia é caracterizada por um erro de refração que faz com que as imagens sejam focadas atrás da retina. Na prática, isso prejudica a visão a curta distância, mas não altera a capacidade de enxergar para longe.

tipos de lentes para hipermetropia

A formação da imagem para quem possui hipermetropia

Para corrigir essa condição, são usadas lentes convergentes. Essas lentes fazem o trabalho de “puxar” as imagens para que elas sejam formadas na retina para que você consiga enxergar bem os objetos próximos de você. 🙂

Assim como na miopia, as lentes para hipermetropia também possuem algumas características específicas. A principal é que nos casos de grau alto de hipermetropia, as lentes se tornam grossas ao centro e finas nas bordas. Além de provocar aquele efeito chato de olhos grandes, conhecido como “olho de boi”.

Mas fique tranquilo(a) que existem alguns tipos de lentes que reduzem esse efeito e o tamanho da espessura das suas lentes.

Para você conseguir ter lentes mais finas é preciso prestar atenção em dois importantes aspectos: índice de refração das lentes e o design. Veja a seguir quais são as opções que existem.

Tipos de lentes para hipermetropia

Lentes CR-39 ou ORMA®

As lentes CR-39 são fabricadas em plástico e possuem o custo mais baixo do mercado. Geralmente elas são a primeira opção oferecida pelas óticas justamente por essa característica.

Apesar da economia ser atrativa, é importante saber que nem sempre esse tipo de lente conta com antirreflexo, antirrisco e proteção UV. Por isso, é sempre bom conferir antes de fazer a compra.

Além disso, elas possuem um baixo índice de refração, o que prejudica o resultado de seus óculos e contribui para o efeito fundo de garrafa. 🙁

Lentes de policarbonato

As lentes fabricadas em policarbonato são extremamente resistentes e leves. Por isso, se você possui até 4 graus de hipermetropia, elas podem ser uma boa escolha. Isso porque elas possuem índice de refração que varia de 1.58 a 1.59, tornando a estética final mais agradável.

Outro ponto positivo é que as lentes de policarbonato podem receber todos aqueles tratamentos citados acima: antirreflexo, antirrisco e proteção UV. Se você quer garantir lentes realmente resistentes e que vão durar até a sua próxima ida ao oftalmo, essa é a escolha certa. 😉

Lentes 1.67

As lentes 1.67 são muito usadas em casos de hipermetropia acima de 4 graus. Elas contribuem para que as lentes sejam mais finas, mas esse efeito, infelizmente, pode não ser tão satisfatório para casos acima de 6 graus. Outro ponto importante é que essas lentes possuem um preço consideravelmente elevado em comparação às duas anteriores e até mesmo às opções de lentes com maior índice de refração a seguir.

Lentes 1.74

As lentes com índice de refração de 1.74 também são fabricadas em resina e são as mais indicadas para mais de 6 graus de hipermetropia. Elas de fato são capazes de deixar as lentes mais finas, mas seu preço pode chegar aos R$2.000,00 nas óticas brasileiras. :/

Lentes 1.76

As lentes 1.76 são uma novidade no Brasil. Elas são as lentes com o maior índice de refração que você encontra em resina. Isso faz com que essas lentes fiquem bastante finas no óculos, além de também serem bastante resistentes e leves.

Outro ponto positivo das lentes 1.76 que ela também possui design asférico e não esférico como na maioria das opções anteriores.

Lentes de design asférico permitem um maior equilíbrio na distribuição do material da lente. E é essa característica que reduz o efeito de olhos grandes, o “olho-de-boi”. Mas infelizmente ainda é possível reduzir esse efeito em casos de graus muito altos.

Você encontra as lentes 1.76 somente no site da Lenscope por um preço bastante acessível. 🙂 Para os casos de alto grau, ela é bastante indicada não só por suas especificações mas também porque chega a custar metade do preço das lentes 1.74. :O

Veja quanto as Lentes Tokai 1.76 custam para o seu grau de hipermetropia.

Lentes de cristal

Conhecidas como lentes Highlight, as lentes de cristal (de vidro) possuem índices 1.7, 1.8 e 1.9 que são os maiores índices de refração que existem em lentes para óculos. No entanto, elas possuem alguns pontos negativos.

Além do valor dessas lentes ser bastante elevado, elas são extremamente frágeis e ficam muito pesadas por serem fabricadas em vidro.

Considerações Finais

Conhecer os tipos de lentes disponíveis e adequadas para o seu caso é bastante importante. Porém, de nada adianta escolher as lentes corretas e não prestar atenção na hora de escolher a armação de seus óculos. Por isso, sempre pesquise o tamanho certo do aro para o seu grau e evite comprar a armação antes das lentes. 🙂

Qualquer dúvida, é só deixar sua pergunta nos comentários que já já te respondemos. 😉

Conheça os tipos de lentes para hipermetropia
Média 1.2 de 40 votos