Quem tem miopia, já sabe que o principal sintoma é a visão embaçada e, quanto maior o grau, maior é a dificuldade em enxergar de longe e também, mais grossas são as lentes dos óculos. Mas você se pergunta: O meu grau é alto?

Veja como é fácil responder essa pergunta abaixo:

Como saber se meu grau é alto?

  • Até 3 graus – Baixa miopia
  • De 3 a 6 graus -Miopia moderada
  • Mais de 6 graus – Alta miopia

Veja a seguir como saber essa classificação te ajuda a saber qual é o melhor tipo de lente para miopia para o seu grau. 😀

As lentes para cada tipo de grau de miopia

Baixa miopia

Se você tem até 3 graus de miopia, você vai encontrar basicamente dois tipos de lentes: as lentes CR-39, também conhecidas como Orma, e as lentes de policarbonato.

Se você não quer se preocupar com lentes riscadas ou quebradas, dê preferência para as lentes de policarbonato.

As lentes de policarbonato são bem mais resistentes e leves quando comparadas com as lentes comuns. Os tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção UV, que geralmente acompanham essas lentes, garantem uma durabilidade ainda maior, além de muito mais conforto na hora de usar os óculos.

Miopia moderada

Nos casos de miopia moderada, ou seja, de 3 a 6 graus, as lentes ideais são aquelas que possuem um alto índice de refração como as lentes 1.67, 1.74 ou 1.76. Quanto maior for o índice de refração, mais finas as lentes vão ficar.

No entanto, é importante que você também fique atento ao tamanho da armação. Nesses casos, armações que possuem tamanho de aro maior que 53mm já podem resultar em lentes mais grossas. 🙁

 

meu grau é alto

Alta miopia

Em casos de alta miopia, o mais indicado são as lentes com os maiores índices de refração como as lentes 1.74, 1.76 e as lentes de cristal (vidro). Porém, as lentes de vidro são bem mais pesadas e frágeis que as lentes de resina de índice de refração 1.74 e 1.76.

Para mais de 6 graus de miopia, o tamanho da armação também exerce uma grande influência na espessura das bordas das lentes e no aspecto fundo de garrafa. Nesses casos, sempre recomendados armações menores, de aro fechado e de acetato. 🙂

Saiba o tamanho da armação que recomendamos para o seu grau

Como cuidar das lentes de óculos para miopia

O cuidado com óculos deve ser com a armação e também com as lentes, pois um não vive sem o outro. E mesmo as lentes sendo feitas para não arranharem fácil, elas acabam ficando arranhadas caso alguns cuidados não sejam tomados.

Confira os 5 cuidados que você deve ter com os óculos e com as lentes.

 

Como saber se meu grau é alto?
Média 2.9 de 12 votos