Para quem possui alto grau de hipermetropia a distorção dos olhos é um problema. O efeito olho de boi em óculos é um dos mais conhecidos. Ele causa a sensação de que os olhos estão um pouco saltados e bastante diferentes do que são realmente. A boa notícia é que é possível reduzir esse efeito tomando alguns cuidados na hora de escolher as lentes do seu óculos e também a armação. Confiram

Confira a seguir quais são as principais características que podem evitar o efeito olho de boi em óculos 😀

Como diminuir o efeito olho de boi em óculos?

Infelizmente não é possível eliminar 100% o efeito de olho de boi em óculos com grau alto de hipermetropia, mas é possível reduzi-lo bastante em alguns casos. O que vai garantir um ótimo resultado para óculos com grau forte de hipermetropia é o tamanho correto da armação escolhida por você e, principalmente, a lente de alto índice de refração correta para o seu grau.

Saiba o tamanho certo de armação para o seu grau

Infelizmente não levar em conta o tamanho da armação mais indicada de acordo com o grau de hipermetropia é um dos fatores que influencia no efeito olho de boi.

Isso acontece porque as lentes para hipermetropia são mais grossas no centro das lentes do que nas bordas. E quanto maior o tamanho do aro da armação, que é a parte da armação que as lentes são colocadas, maior será a espessura da lente na borda do óculos e, consequentemente, maior será a distorção dos olhos, deixando-os grandes. ☹

Além da parte estética, é importante lembrar que o tamanho da armação pode impactar também na montagem do óculos.

Quanto maior é o grau, menor é o tamanho do bloco da lente. Quando a armação é muito grande, a armação acaba sendo maior que o bloco da lente e, portanto, fica impossível colocar as lentes na armação. Por esse e outros motivos, evite comprar a armação antes de saber quais são as lentes mais indicadas para o seu grau. Temos um artigo sobre isso em nosso blog que você pode ver aqui.

No site da Lenscope é possível saber, sem nenhum compromisso, o tamanho correto da armação para o seu grau. Consulte aqui.

Escolha lentes com alto índice de refração

Uma das grandes causas do efeito olho de boi é a escolha de uma lente com baixo índice de refração. Essa característica da lente é o que influência na quantidade de material que será necessário para chegar ao seu grau. Isso significa que, quanto menor for o índice, mais material será necessário e, como consequência, as lentes ficarão mais grossas e as distorções também.

Já as lentes de alto índice de refração conseguem entregar um grau alto com menor quantidade de material da lente e isso faz com que elas conseguiam resultar em óculos mais finos e reduzir o aspecto de olho de boi.

Mas é importante que você saiba que eliminar 100% as distorções que as lentes de grau alto de hipermetropia causam nos olhos é impossível. ☹  O que é possível é reduzir esse efeito, mas ainda não há como eliminá-lo.

Os melhores índices de refração para quem tem alto grau são:

Dentre as opções sugeridas, as mais indicadas para usuários com grau acima de 5 são as lentes 1.74 e 1.76. Pensando no conforto, resistência e preço, as Lentes Tokai 1.76 são as que oferecem o melhor custo benefício, já que são produzidas em resina e contam com diversos tratamentos já inclusos. Você não precisa pagar a mais para levar antirreflexo, antirrisco, proteção UV entre outros.

Você pode saber mais sobre as lentes que existem para graus elevados de hipermetropia em nosso artigo Conheça os tipos de lentes para hipermetropia

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que já já vamos te responder 😊

Como reduzir o efeito olho de boi em óculos de grau
Média 5 de 1 votos