Como reduzir a espessura do óculos e ter lentes mais finas

Infelizmente é um fato que quanto maior é o grau de miopia, mais grossas ficam as lentes do seu óculos. No entanto, as dicas a seguir com certeza vão te ajudar a reduzir a espessura do óculos.

O que influencia a espessura do óculos?

São diversos fatores que influenciam a espessura das lentes do seu óculos: o índice de refração da lente escolhida, a medida da DNP (ou distância naso-pupilar), o eixo do grau de astigmatismo e o tamanho do aro da armação escolhida são os principais aspectos que influenciam no resultado do seu óculos.

A medida da DNP e o eixo e grau de astigmatismo são fatores inerentes de cada pessoa e, portanto,  não podem ser alterados. Desse modo, é possível conseguir uma espessura mais fina nas lentes de seu óculos escolhendo a lente com o índice de refração ideal para o seu grau  e também uma armação de tamanho de aro adequado.

O índice de refração adequado para cada grau de miopia

O índice de refração quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, acertar o foco. Quanto maior for essa taxa, menor é a espessura necessária para dar nitidez à visão.

Esse é um dos principais fatores que contribuem para reduzir a espessura das lentes, minimizar o efeito fundo de garrafa e reduzir aquelas distorções que surgem ao ver um objeto pelas bordas da lente.

Veja a seguir quais são as lentes que proporcionam um óculos com bordas mais finas.

Lentes de resina de índice de refração 1.67

As lentes 1.67 já conseguem proporcionar lentes mais finas para a partir de 4 graus de miopia. No entanto, se o seu grau já for maior que 6, essas lentes já não ficam tão finas assim.

Para esses casos, você só vai conseguir uma lente fina se recorrer ao rebaixamento de borda. Este artifício, apesar do proporcionar um benefício estético em relação à lente, ele acaba comprometendo o campo de visão periférico – podendo causar desconforto e possíveis acidentes – além de tornar bastante perceptível o efeito fundo de garrafa.

Lentes de resina de alto índice de refração 1.74

Essas são as lentes de resina muito utilizadas para casos a partir de 6 graus de miopia. Devido ao seu alto índice de refração, elas conseguem proporcionar lentes mais finas desde que montadas em uma armação de tamanho adequado. Vamos te explicar mais sobre isso ao longo deste artigo 😉

Infelizmente essas são uma das lentes mais caras que você pode encontrar nas óticas. ☹ Quando acompanhadas com os tratamentos de antirreflexo, antirrisco, proteção UV e outros que facilitam a limpeza das lentes, elas podem custar mais de R $2.000. 😢

Felizmente hoje em dia a tecnologia pode te ajudar a não precisar gastar mais uma fortuna para comprar as lentes que te ajudam a conseguir usar seu óculos sem sentir vergonha. Conheça as Lentes Tokai 1.76 e uma nova maneira de comprar lentes para óculos.

Lentes de resina de índice de refração 1.76

Essas são as lentes de resina mais finas do mundo. Isso porque são as lentes com o maior índice de refração que você encontra nesse material de lente.

É por esse motivo que as Lentes Tokai 1.76 conseguem proporcionar lentes menos espessas que as lentes 1.74 e cerca de 30% mais finas quando comparadas às lentes 1.67 (quando comparadas a lentes montadas em armações idênticas e utilizando as mesmas medidas de DNP).

E o melhor de tudo é que como elas são vendidas somente pela internet no site da Lenscope, o valor final acaba sendo bem mais acessível que as opções anteriores. Não deixe de conferir ☺

Lentes de cristal (vidro) de índice de refração 1.8 ou 1.9

Essas lentes são utilizadas para alguns casos de grau bastante elevados de miopia. Porém, é recomendável cautela no seu uso.

Como essas lentes são de vidro, elas são bastante frágeis e mesmo quando sofrem pequenas quedas, elas podem quebrar. O fato de serem de vidro faz com que o óculos fique bastante pesado, gerando desconforto e aquelas marquinhas indesejadas no começo do nariz, entre as sobrancelhas.

Apesar de proporcionarem as lentes com espessura mais finas, elas tornam ainda mais nítido o efeito de garrafa. Isso acontece porque elas possuem design esférico e não asférico como as Lentes Tokai 1.76. E elas costumam ter um preço altíssimo também.

O tamanho do aro da armação

Essa pode ser uma questão delicada se você possui alto grau de miopia e acha que somente armações grandes ficam bem em você. Infelizmente quanto maior for o tamanho da armação, mais grossas vão ficar as suas lentes.

Isso acontece porque as lentes para miopia são finas do centro e grossas nas bordas. Dessa forma, quanto maior for o tamanho do aro da armação, mais para as bordas terá que ser realizado o corte na lente na montagem das mesmas no óculos.

A medida do aro da armação na maioria das vezes é encontrada na haste da sua armação, mas caso a sua armação não tenha essas medidas, fique tranquilo(a). Você pode obter essa medida com o auxílio de uma régua 😉

como reduzir a espessura do óculos

Cada grau de miopia com astigmatismo possui um tamanho de armação mais indicado e quando você sabe a medida do aro da armação fica bem mais fácil escolher o óculos perfeito pra você 😊

Veja a seguir dois resultados que as Lentes Tokai 1.76 proporcionaram para graus bastante parecidos em armações de diferentes tamanhos.

É bastante perceptível que armações maiores proporcionam lentes mais grossas independente do índice de refração da lente escolhida.

Como reduzir a espessura do óculos

Seguindo essas dicas, com certeza você terá uma lente mais fina com o aspecto fundo de garrafa bastante reduzido 😁

E caso esteja em dúvida sobre as Lentes Tokai 1.76, veja como elas já ajudaram pessoas como a Cibele que tem 12 graus de miopia.