Uma vida saudável está muito ligada à prática de atividades físicas. Porém, você que usa óculos, sabe como proteger seus olhos durante os exercícios físicos e quais são os riscos que você corre ao usar qualquer óculos pra isso? Veja a seguir.

Quais os riscos ao não proteger os olhos durante os exercícios físicos?

1- Descolamento de retina e lesões no globo ocular

Um dos principais problemas para os olhos durante as atividades físicas é o impacto. Isso porque quando algo se choca com os olhos com uma certa velocidade como, por exemplo, em uma corrida, os danos podem ser irreversíveis. Impactos muito fortes podem gerar o deslocamento de retina.

E quando algum objeto se choca com os olhos, o globo ocular pode ser prejudicado. Para prevenir esse tipo de problema, é muito importante proteger os olhos durante os exercícios físicos com óculos e sempre praticá-los com segurança.

Ter um instrutor para o caso de esportes que envolvem alto impacto é essencial para não se lesionar e manter sua visão saudável. 🙂

2- Problemas causados pela exposição ao sol

Os dias ensolarados são os mais convidativos para a prática de atividades físicas ao ar livre, não é mesmo? O que muita gente esquece é que assim como a pele, os olhos precisam da proteção contra os raios UV.  E é muito importante lembrar que nos dias nublados eles também estão presentes e podem trazer prejuízos para sua visão.

Esse tipo de exposição pode não trazer problemas imediatos mas, a longo prazo, os raios UV podem acelerar degeneração dos olhos e causar grandes prejuízos no futuro. A boa notícia é que usar óculos apropriados para atividades físicas e que possuam proteção UV pode evitar tudo isso.

3- Quando o óculos quebra e causa lesões

Para pessoas que possuem alto grau de miopia ou hipermetropia praticar atividades físicas sem os óculos é uma tarefa difícil. Mas, usar óculos comuns pode ser ainda pior.

Por não serem preparados para situações de impacto e de movimentos rápidos, esse tipo de óculos não é preparado para proteger os olhos durante exercícios físicos. Muitas vezes ele pode se quebrar e acabar gerando algum tipo de lesão nos olhos.

Felizmente, não é preciso abandonar as atividades ou fazê-las sem enxergar corretamente. Optar por um modelo específico de óculos e lentes para atividades físicas é a melhor solução. 😁

Você deve ter percebido que usar óculos adequados para a pratica de atividades físicas é a principal medida de segurança para os seus olhos. Entenda agora quais o modelos de óculos ideais em exercícios físicos até mesmo para quem não possui grau.

Como escolher óculos para exercícios físicos?

Para acertar nos óculos para a pratica de atividades físicas é importante levar em conta o tipo do exercício físico a ser realizado. No entanto, algumas características são universais para proteger os olhos durante os exercícios físicos.

Independente da modalidade, você vai precisar de óculos que não se movimentem no seu rosto durante a prática. Assim, é importante sempre optar por óculos com hastes mais ergonômicas, que se encaixam no rosto. Um bom exemplo são os óculos da linha esportiva da Mormaii e da Oakley.

proteger os olhos durante os exercícios físicos

Óculos mormaii

proteger os olhos durante os exercícios físicos

Óculos Oakley

Os óculos da Oakley inclusive possuem um revestimento interno nas hastes para garantir que os óculos não escorreguem (ou seja, “grudem” no rosto) e assim gere uma estabilidade ainda maior.Conferir se o óculos possui apoio nasal também ajuda muito no conforto ao praticar atividades físicas,

Outro fator muito importantes em óculos para exercícios físicos é o material de fabricação das lentes e da armação. O policarbonato é um dos mais indicados tanto para armações como para as lentes. Conheça as lentes de policarbonato para óculos da Lenscope.

Se você quer saber mais sobre óculos para prática de exercícios físicos, recomendamos que leia esse artigo

Você tem miopia? Saiba quais os cuidados essenciais para proteger seus olhos do sol.

Para os míopes, alguns cuidados extras são necessários para proteger os olhos do sol em atividades ao ar livre. Saiba quais são eles nesse artigo.

 

 

 

Como proteger os olhos durante os exercícios físicos?
Deixe sua avaliação