Se além de um alto grau de miopia, você também tem astigmatismo, sabia que o grau do eixo do astigmatismo também influencia bastante na espessura da lente do seu óculos? Veja a seguir quais são os valores que contribuem para você ter lentes mais grossas nas bordas do óculos.

Como saber se você tem astigmatismo?

Se na receita do seu óculos as colunas de cilíndrico e eixo estão preenchidas, significa que você também tem astigmatismo. Grau de astigmatismo maior que 2 já pode influenciar na espessura do seu óculos.

eixo do astigmatismo

Exemplo de receita para óculos com miopia e astigmatismo

Os graus do eixo do astigmatismo que deixam suas lentes mais grossas

O eixo nada mais é que a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. Pessoas com eixo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus, terão resultados com lentes mais grossas na parte superior e inferior do óculos e mais finas nas têmporas (nas laterais das lentes). Esse é um dos melhores casos para a estética do óculos, já que geralmente olhamos os óculos lateralmente para verificar a espessura.

Já quando o eixo é compreendido entre 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, a tendência é as lentes fiquem grossas nas têmporas (nas laterais das lentes). E isso vale para qualquer tipo de lente utilizada. 😕

Como deixar as lentes do óculos com astigmatismo finas?

Independente do valor do eixo, se você tem mais de 2 graus de astigmatismo e está buscando por lentes mais finas, o ideal é que você escolha por lentes de alto índice de refração como as lentes 1.67, 1.74 e 1.76. Quanto maior for o índice de refração da lente, mais finas as suas lentes vão ficar. 😉

No entanto, não é apenas o índice de refração que influencia a espessura das lentes. O tamanho da armação também é fundamental. Armações menores e de acetato são sempre as mais indicadas. Veja qual é o tamanho da armação mais indicada para o seu grau de astigmatismo.