Veja a seguir como limpar óculos de grau sem riscar as suas lentes e danificar o antirreflexo e outros tratamentos das suas lentes.

Passo-a-passo: Como limpar óculos de grau

Para limpar o óculos de grau sem riscar as lentes é importante que você use somente água e sabão neutro. E na hora de secar, utilize apenas o paninho que você ganhou na hora que seu óculos ficou pronto ou uma toalha de microfibra. 😉

Veja a seguir o passo-a-passo.

1. Lave bem as mãos

Antes começar o processo de limpeza do óculos, certifique-se de que as suas mãos estão bem limpas e secas. Além disso, garanta que não há resíduos de produtos como hidratante ou perfume. Eles podem entrar em reação com o revestimento da sua lente (como proteção UV ou antirrisco) e prejudicá-la.

2. Passe as lentes em água corrente

Agora que você está com as mãos limpas, faça um primeiro enxágue das lentes na torneira. Esse processo ajuda a retirar o excesso de poeira que pode riscar as lentes na hora de lavar. Não utilize água quente para não correr o risco de danificar o revestimento do óculos.

3. Aplique sabão neutro

Aqui é preciso tomar bastante cuidado. Não utilize produtos que contenham perfume ou loção hidratante, prefira sempre os neutros. Também não é preciso usar muita quantidade, já que o sabão é concentrado.

Para quem viaja, é interessante adquirir spray próprio para limpeza de lentes. Ele será útil para o caso de você não ter uma torneira ou sabão neutro disponíveis. Só não se esqueça de conferir qual spray é próprio para o seu tipo de revestimento – nem todos podem ser usados em lentes antirreflexo, por exemplo.

Não utilize álcool ou detergentes à base de frutas cítricas. Isso pode danificar as lentes.

4. Esfregue gentilmente

Esfregue as lentes em toda a superfície dos seus óculos. Não se esqueça de retirar o resíduo da parte que fica entre o aro e a lente, lugar perfeito para acumular poeira. O apoio do nariz, que costuma acumular oleosidade da pele, também não deve ser ignorado. Procure fazer movimentos circulares com cuidado.

Em alguns cantos mais difíceis de alcançar, a dica é utilizar uma escova de dentes, mas tome bastante cuidado para não encostar nas lentes e riscá-las.

5. Enxágue completamente

Retire todo o sabão com a água da torneira. Enxágue bem, pois deixar resíduos pode prejudicar a integridade da lente, além de gerar manchas com o passar do tempo.

6. Elimine o excesso de água

Agora, seus óculos estão com bastante água. Antes de secar com um pano ou papel macio, agite-os levemente para tirar o excesso.

7. Seque os óculos

Com um papel macio ou tecido, seque toda a superfície dos óculos pois qualquer umidade pode gerar manchas quando secar. Procure utilizar o pano oferecido pela ótica ou uma toalha de microfibra.

8. Inspecione as lentes

Tenha certeza de que toda a sujeira foi removida colocando as lentes contra a luz. Sempre que puder, evite tocá-las ou limpá-las com panos secos e inapropriados, como a roupa.

Em alguns momentos, mesmo realizando esses passos, as lentes podem continuar sujas. Nesse caso, leve sua armação até um profissional para saber se há riscos. Pode ser que seja necessário realizar apenas uma limpeza mais profunda.

Considerações finais

Mesmo que você seja bastante cuidadoso, seus óculos não vão durar para sempre. Alguns riscos são inevitáveis – lentes antirrisco protegem um pouco mais, mas não são garantia total.

Além disso, depois de um tempo você pode ter o seu grau alterado. Recomendamos que você vá ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano para verificar se houve alguma mudança.

Por isso, procure investir em boas lentes, para que elas durem mais. Escolher lentes com tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção UV de qualidades é excelente maneira de evitar gastos (e estresses) futuros.

Seu óculos está sempre sujo ou você tem “aquele amigo” que sempre está com as lentes de aspecto pós-guerra? Compartilhe este passo-a-passo com ele!