A presbiopia, também conhecida como “vista cansada” é um problema na visão que normalmente atinge pessoas a partir dos 40 anos de idade fazendo com elas precisem usar óculos de grau. Quando isso acontece, você também sai do oftalmo com uma receita de óculos em mãos que pode te assustar um pouco no início. Mas hoje vamos te mostrar que ler receita de vista cansada não precisa ser um bicho de sete cabeças. 🙂

Mas antes o que é a vista cansada ou a presbiopia?

Quando atingimos os 40 anos de idade, a lente natural que temos nos olhos, conhecido como cristalino, vai perdendo a elasticidade, dificultando a focalização correta de tudo o que está perto da gente. Isso faz com que dores de cabeça e nos olhos, sensação de “olhos pesados” e grande dificuldade para ler textos com letras pequenas façam parte do dia-a-dia. Também começamos a tentar afastar os objetos dos olhos na tentativa de enxergá-los melhor, o famoso braço curto.

Como ler receita de óculos para vista cansada

A receita para as pessoas que possuem “vista cansada”, conhecido como presbiopia, é um pouco diferente das receitas de quem possui só miopia (dificuldade para enxergar para longe) ou hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) e astigmatismo. Ela é indicada pelo termo “adição” ou “ad.” e refere-se ao valor do grau complementar necessário ao olho para ver bem de perto.

Dessa forma, o grau de presbiopia aparece na coluna indicada pelo termo “Perto” ou “Adição” e pode ser apresentado com o grau já somado ao grau de miopia ou hipermetropia ou somente como Adição que é o valor ainda a ser somado.  Veja os exemplos abaixo:

Exemplo 1: Receita de miopia com adição (já somada)

Receita com 2 graus de miopia para longe e 3 graus de adição, resultando em com 1 grau para perto. Nota-se que nesse exemplo, portanto, o grau da adição já foi somado com o grau de miopia. Pois: -2 (para longe) +3 (adição) = 1 (para perto). Nota-se que nesse exemplo, portanto, o grau da adição já foi somado com o grau de miopia. O sinal negativo que indica miopia na coluna no esférico deve ser respeitado no cálculo.

receita de vista cansada

Receita para vista cansada com 2 graus de miopia para longe e 1 grau para perto

Exemplo 2: Receita de miopia com adição (não somada)

Mesma receita do exemplo 1 com 2 graus de miopia para longe e 3 graus de adição, resultando em com 1 grau para perto. Nota-se que, nesse exemplo, a adição não foi somada ao grau de miopia. Mas quando somarmos, vamos ter: -2 (para longe) +3 (adição) = 1 (para perto).

receita de vista cansada

Receita de vista cansada com 2 graus de miopia para longe com adição de 3 graus para perto

Exemplo 3: Receita de hipermetropia com adição (já somada)

Receita com 2 graus de hipermetropia para longe e 3 graus de adição, resultando em 5 graus para perto. Nota-se que nesse exemplo, portanto, o grau da adição já foi somado com o grau de hipermetropia. Pois: +2 (para longe) +3 (adição) = 5 (para perto). Nota-se que nesse exemplo, portanto, o grau da adição já foi somado com o grau de hipermetropia. O sinal positivo que indica hipermetropia na coluna no esférico deve ser respeitado no cálculo.

receita de vista cansada

Receita com 2 graus de hipermetropia para longe com 5 graus para perto

 

Exemplo 4: Receita de hipermetropia com adição (não somada)

Mesma receita do exemplo 3 com 2 graus de hipermetropia para longe e 3 graus de adição, resultando em 5 graus para perto. Nota-se que, nesse exemplo, a adição não foi somada ao grau de hipermetropia. Mas quando somarmos, vamos ter: +2 (para longe) +3 (adição) = 5 (para perto).

receita de vista cansada

Receita com 2 graus de hipermetropia para longe com 3 graus para perto

Não se esqueça

O grau da adição só é somado no grau de miopia ou hipermetropia. Ou seja, só somamos o grau da adição no grau indicado na coluna do esférico. Na coluna do cilíndrico, que indica o grau de astigmatismo, não é realizado nenhum tipo de soma. Pois o grau de astigmatismo não é alterado nos casos de presbiopia (vista cansada).

Agora ficou mais fácil entender sua receita com adição? Conte aqui pra gente nos comentários. 🙂

Como ler receita de vista cansada?
Média 5 de 1 votos