Quem usa óculos ou vai precisar usar óculos, já sabe: é muito comum sair do consultório com uma receita cheia de números e sinais. Muitas gente tem dificuldade para entender como ler receita de miopia, mas vamos ajudar a entender melhor. 🙂

Mas afinal, o que é miopia?

Miopia é a dificuldade de enxergar de longe. Quem tem miopia, tem o globo ocular maisalongado, e isso faz com que a imagem se forme no local incorreto no fundo do olho. As lentes para miopia ajudam a corrigir esta diferença, mas para isso é preciso ter uma receita de miopia, onde estará escrito o quanto é necessário corrigir.

Passo-a-passo para ler receita de miopia

  • Entendendo a coluna do esférico

A receita de óculos é dividida em três colunas chamadas esférico, cilíndrico e eixo.

Na coluna “esférico” está a informação de quantos graus de miopia você tem. E como saber se é miopia? É fácil: ao lado dos números, haverá um sinal negativo “-“, que é o que indica que você tem miopia. Veja um exemplo:

Receita indicando no olho direito 3 graus de miopia com 0,25 graus de astigmatismo e eixo 160º. E no olho esquerdo, 1,5 graus de miopia com 1 grau de astigmatismo e eixo 180º

 

Se o sinal que acompanha o valor do grau for positivo (“+”),  indica que você tem hipermetropia que é a dificuldade de enxergar de perto.

  • Entendendo a coluna do cilíndrico

Na coluna “cilíndrico”, está o grau de astigmatismo. O astigmatismo ocorre quando a córnea tem formato e extensão irregulares, causando dificuldades em focar os objetos tanto de perto como de longe.

  • E, por último, entendendo a coluna do eixo

A coluna “eixo” está atrelada à coluna do cilíndrico e indica a posição do grau de astigmatismo nas lentes. Dessa forma, o grau cilíndrico sempre acompanhará o eixo. Caso sua receita de miopia não tenha nenhuma informação nas colunas “cilíndrico” e “eixo”, significa que você não tem astigmatismo.

Apesar de grande parte das receitas ter a indicação da coluna do esférico, do cilíndrico e do eixo, algumas receitas podem não ter, mas você vai ver que na prática nada muda. 🙂 Veja a seguir:

Mais um exemplo de receita

receita de miopia

 

A receita da imagem acima indica:

OD: (Olho direito) – 1, 75 – 1,75 graus de miopia e nenhum grau de astigmatismo

OE: (Olho esquerdo) – 2.75 – 2,75 graus de miopia com 0,25 graus de astigmatismo e eixo 25º

Nota-que na receita acima apenas o campo para longe está preenchido. Caso o campo para perto esteja preenchido na sua receita, isso indica que você precisará de lentes multifocais que são aquelas lentes que possibilitam enxergar tanto de perto como de longe 🙂

O meu grau de miopia é alto ou baixo?

Quanto maior o número escrito na coluna “esférico”, maior será o seu grau de miopia. E quanto maior o seu grau de miopia, maior será sua dificuldade de enxergar de longe. Mas como saber se o seu grau é alto? É simples. O grau de miopia é classificado da seguinte forma:

Até -3 graus – Baixa miopia
Entre -3 e -6 graus – Miopia moderada
Maior que -6 graus – Alta miopia

Qual a lente certa para o meu grau?

Existem hoje no mercado diversos tipos de lentes com diferentes nomes que podem causar certa confusão às vezes.  Mas o que você precisa saber é que para cada faixa de grau existe um tipo de lente mais adequado em relação ao resultado estético e conforto na hora de usar o óculos. Veja quais são.

Tipos de lentes para miopia

LENTE CR-39 OU ORMA®

As lente CR-39 são as lentes para óculos mais comuns que existem no mercado. Por terem um baixo índice de refração elas são mais indicadas para baixo de grau, ou seja, no máximo até 3 graus de miopia. Se usadas para graus maiores, o óculos acaba ficando muito grosso. 🙁

LENTES DE POLICARBONATO

As lentes de policarbonato também são indicadas para baixo de grau de miopia. A diferença dessas lentes para as lentes CR-39 está principalmente relacionada à durabilidade e ao resultado estético. Isso porque o policarbonato é um material bastante leve e resistente e possuem índice de refração de 1.59, oferecendo um óculos muito mais fino. 🙂

LENTES 1.67

Recomendada para quem tem miopia moderada, por ter índice de refração de 1.67, apresentam bordas mais finas. Mas não são recomendadas para quem tem mais de 7 graus de miopia. Nesses casos, para ter um óculos mais fino, é necessário uma lente com índice de refração maior.

LENTES 1.74

Recomendadas para quem tem a partir de 7 graus de miopia devido ao alto índice de refração, proporcionando assim, um resultado bastante satisfatório em relação à espessura das lentes. A única desvantagem está no preço. No Brasil infelizmente as lentes 1.74 não estão acessíveis para todas as pessoas. 🙁 Em algumas regiões, o par pode custar por volta de R$2000,00.

LENTES 1.76

As lentes 1.76 também são indicadas para miopia alta devido ao alto índice de refração de 1.76. A diferença é que por serem exclusividade Lenscope no Brasil e vendidas somente pela internet, o preço delas acaba sendo bem mais acessível em relação às lentes 1.74 e até mesmo às lentes 1.67. Veja o valor das lentes 1.76 para o seu grau.

LENTES DE CRISTAL

São lentes de vidro, e são recomendadas para quem tem grau muito elevado de miopia. Conhecidas como lentes Highlight, elas possuem índice de refração 1.8 ou 1.9.  Mas nem sempre essas lentes são as mais recomendadas. Suas principais desvantagens são: serem bastante frágeis, pesadas e terem custo bastante elevado.

Temos um artigo explicando as principais diferenças que existem nas lentes para alta miopia que você pode ver aqui.

Se tiver alguma dúvida em relação a sua receita ou em relação à lente mais indicada para o seu grau é só deixar aqui nos comentários 😉

 

Como ler receita de miopia
Média 5 de 1 votos