Como comprar lente que não risca pro seu óculos?

Você sabe comprar lente que não risca fácil pro seu óculos? Nesse artigo vamos te mostrar o que você deve ficar de olho na hora de comprar as lentes que realmente vão durar pra você.

Comprar uma lente de qualidade para os óculos é tudo o que as pessoas querem nos dias de hoje. A tecnologia embarcada nas produções de lente permite que se torne cada vez mais difícil riscá-las, mas você sabe como diferenciar uma lente que não vai riscar facilmente daquela que você terá que trocar daqui apenas alguns meses?

Veja como comprar uma lente que não risca, além de algumas dicas de como mantê-las intactas por mais tempo 🙂

Lente que não risca precisa passar por tratamentos prévios

Para que as lentes não risquem, elas precisam passar por processos específicos e especiais de tratamento. Dentre os principais são o antirreflexo e antirrisco.  Veja como funciona cada um desses procedimentos que contribuem para fazer com que as suas lentes durem mais.

Tratamento antirrisco

Sem tratamento antirrisco toda e qualquer lente estará sujeita a riscos e danos. A exemplo do que ocorre nos tratamentos antirreflexo, as lentes antirrisco possuem uma camada em suas superfícies que dificulta a formação de riscos e demais danos que podem ocorrer com o uso diário do óculos.

O antirrisco normalmente é o primeiro tratamento aplicado na lente e serve como base para aplicação de outras camadas de tratamento, como é o caso do tratamento antirreflexo.

Tratamento antirreflexo

O antirreflexo também é chamado de revestimento AR e nada mais é do que um revestimento multicamada que quando aplicada proporciona a eliminação de reflexos das superfícies da lente que serão colocadas nos óculos.

Ao passar por esse tipo de procedimento, a lente se torna “praticamente” invisível e as fontes luminosas que a atingem não formam reflexo, proporcionando uma visão mais clara, limpa ao usuário, além de diminuir as chances de risco.

lente que não risca

 

Cuide bem dos seus óculos

Embora os tratamentos colaborem para que as lentes não risquem, é importante que você  também tenha alguns cuidados específicos com seu óculos, como por exemplo, evitar derrubá-los no chão e  limpar as lentes de maneira correta. Veja algumas dicas importantes:

1. Tenha cuidado ao pegar os óculos

Se você quer uma lente que não risca, siga uma regra básica: sempre pegue os óculos com ambas as mãos.

Tirar ou colocar os óculos com apenas uma das mãos pode desalinhar a armação e aumentar as chances de derrubá-la no chão, o que aumenta as chances de riscos nas lentes e danos na armação.

2. Utilize a caixinha correta para guardar seu óculos

Para ter uma lente que não risca, um par de óculos precisa ser colocado em um espaço que o acomode de maneira perfeita.

Quando não estiver utilizando seu óculos guarde-o na caixinha que veio junto com ele. Ela foi totalmente desenvolvida para envolver e proteger tanto a armação quanto a lente. E isso aumenta o tempo de vida útil das lentes também. 😊

3. Limpe seu óculos da forma correta

Outra forma garantida de impedir que sua lente risque é limpar seus óculos de maneira  adequada.

Para evitar problemas seja simples: utilize água e um sabão neutro, esfregando-as de maneira cuidadosa e, para secá-las faça uso de um pano seco e limpo ou então de um lenço de papel suave.

Produtos químicos como acetona ou detergentes devem ser evitados, pois podem corroer e danificar as lentes.

Não há segredos! 😀 A limpeza é fácil e simples. Veja o passo-a-passo para limpar seu óculos de maneria correta. 

4. Não durma de óculos

Embora pareça algo meio óbvio, muitas pessoas acabam pegando no sono e não tiram o óculos. 😴

Para ter uma lente que não risca não é aconselhável que se durma com o óculos. Dormir de óculos pode entortar a armação e em caso de queda, além de riscar, pode quebrar as lentes. Sendo assim, antes de pegar no sono, lembre-se de tirar seus óculos.

5. Tome cuidado ao praticar esporte com óculos

Se você pratica algum esporte e usa óculos tome cuidado. Dependendo do esporte praticado os óculos podem ser atingidos, tendo a armação danificada, além da lente riscar, quebrar e até mesmo machucar seus olhos.

Ter uma lente que não risca não precisa ser difícil e nem custar caro. Basta ter certeza que suas lentes acompanham os tratamentos que citamos aqui e que você cuide bem delas 🙂

Os tratamentos nas lentes do seu óculos não garantem apenas que as suas lentes não risquem. Na verdade, elas proporcionam uma série de benefícios pra você e para a saúde dos seus olhos. Veja outras 5 razões para sempre usar lentes com antirreflexo, antirrisco e proteção UV. 😉

Se você possui um amigo que vive com as lentes riscadas compartilhe esse artigo com ele 😉

Foto do banner por Kai Hendry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *