Está em dúvida sobre quais as melhores lentes para miopia? Confira quais as características das lentes ideais para quem tem até 4 graus de miopia.

As lentes para miopia

A miopia é um problema de visão que, além de tornar os óculos obrigatórios, também influência a estética dos óculos.

Apesar dos casos de alto grau serem os mais comentados em relação às lentes grossas e o efeito fundo de garrafa, o resultado final para grau baixo de miopia (até 4 graus) também pode ser afetado se as lentes não forem escolhidas corretamente.

Isso acontece porque as lentes para miopia têm a característica de terem o centro mais fino e as laterais mais grossas.

É claro que a espessura das lentes acaba sendo mais perceptível em casos acima de 4 graus. Mas conhecer quais são os atributos que fazem algumas lentes serem as melhores para miopia é o segredo para ter óculos perfeito para o seu grau de miopia.

Confira quais os principais atributos que você deve levar em consideração para escolher as melhores lentes para miopia.

Quais as características das melhores lentes para miopia?

1- Material: Dê preferência para as lentes de policarbonato

Como as lentes para miopia têm a tendência de ficarem grossas na borda e finas no centro, o material é um item que faz toda a diferença na hora de escolher as lentes do seu óculos.

Além disso, esse é um atributo importante para levar em consideração se você quer que seu óculos dure mais tempo e seja capaz de acompanhar sua rotina.

O material mais comum oferecido pelas óticas para as pessoas que possuem até 4 graus de miopia é o CR-39 também conhecido como Orma. Infelizmente essas são as lentes menos resistentes, pesadas e que vão resultar em um óculos mais grosso pra você. 🙁 Saiba mais sobre os tipos de material de lentes para miopia. 

Por isso, o material das melhores lentes para miopia, para até 4 graus de miopia, é policarbonato. As lentes de policarbonato são as lentes mais resistentes e leves, permitindo uma boa durabilidade e conforto ao usar óculos.

2- Índice de Refração: 1.67, 1.74, 1.76 e 1.9

De nada adianta optar pelo material correto e não escolher o índice de refração correto. Isso acontece porque é o índice de refração que determina a espessura das lentes. Quanto menor for o índice de refração, mais grossas as suas lentes vão ficar.

Para você ter uma ideia, o índice de refração das lentes CR-39 é entre 1.49 e os das lentes de policarbonato é 1.59.

Existem lentes com índice de refração maior que são mais indicadas para quem possui mais de 4 graus de miopia como as lentes 1.67, 1.74, 1.76 e 1.9.  

As melhores lentes para miopia em casos de até graus são aquelas que possuem pelo menos o índice 1.59 de refração.

3- Tratamentos: antirreflexo, antirrisco e proteção UV

A última característica que deve ser levada em consideração para comprar as melhores lentes para miopia são os tratamentos. Eles são extremamente importantes pois são eles que vão auxiliar na durabilidade, limpeza e conforto das lentes.

Além dos tratamentos essenciais como a proteção UV e o antirreflexo, é importante reparar se as lentes possuem o antirrisco, responsável por prevenir que suas lentes fiquem riscadas facilmente.

Na maioria dos casos, os tratamentos são cobrados como adicionais, mesmo sendo necessários para que o óculos dure mais e sua experiência visual seja agradável. Mas é possível encontrar lentes que trazem tudo isso já incluso sem que você precise pagar a mais. 

4 – Quanto custam essas lentes para miopia?

O preço das lentes que possuem todos os atributos descritos acima pode variar bastante dependo da ótica que você for.

O preço de uma lente de policarbonato de índice de refração de 1.59 e que acompanha os tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV pode variar de R$169 a R$320.

Por isso, pesquise bastante antes de comprar as suas lentes e não abra mão desses tratamentos e dessas especificações nas suas lentes. 😉

 

As melhores lentes para miopia
Média 3.4 de 5 votos