Livrar-se do efeito fundo de garrafa, do aspecto de olhos pequenos e da grossura das lentes pode parecer complicado, mas quando você conhece tudo sobre as opções de lentes para alta miopia que existem hoje no mercado, resolver esses problemas fica um pouco mais fácil.

Conheça as opções de lentes que podem resolver o seu problema e esteja realmente preparado(a) para fazer a melhor escolha para a sua necessidade!

As lentes de alto índice de refração para alta miopia

As lentes para alta miopia são chamadas de lentes de alto índice de refração. O índice de refração quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, acertar o foco. Quanto maior a taxa do índice de refração, menor a espessura necessária para dar nitidez à visão.

Como uma das características das lentes para miopia é ser fina no centro e grossa nas bordas, o índice de refração é então o principal responsável por reduzir a espessura das lentes e minimizar o efeito fundo de garrafa.

Se você busca por lentes mais finas, escolha sempre uma lente de alto índice de refração.

O design das lentes:  asféricas e esféricas

Outra característica importante das lentes para alta miopia que infelizmente é pouco comentada, mas que é importante você sempre levar em conta é o design das lentes. Há basicamente 2 tipos: lentes esféricas e lentes asféricas.

As lentes do tipo esféricas seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes fazendo com que fique pouco material do centro da lente e muito mais em sua borda.

Esse desequilíbrio é o responsável por aquelas distorções nos cantos das lentes. Nos casos de astigmatismo elevado, essa distorção é ainda maior.

Já as lentes do tipo asféricas possuem um design plano fazendo com que a distribuição do material da lente seja mais uniforme o que reduz o aspecto fundo de garrafa e as distorções nas laterais da lente.

Dessa forma, além de verificar se a lente possui um alto índice de refração, procure também saber se ela possui um design asférico 😉

O material das lentes para alta miopia

Você encontra basicamente dois tipos de materiais de lentes de alto índice de refração hoje no mercado: as lentes de cristal (vidro) e as lentes de resina.

As lentes de cristal

As lentes de cristal possuem índices de refração mais elevados como 1.7, 1.8 ou 1.9. No entanto, algumas características fazem com que elas nem sempre sejam a opção mais indicada para você.

Por serem de vidro, as lentes de cristal são bastante pesadas e frágeis, podendo provocar um grande desconforto para você, além de quebrarem mais facilmente.

Outro ponto bastante negativo é o fato das lentes de cristal possuírem apenas design esférico. Mesmo que elas proporcionem lentes mais finas (devido ao alto índice de refração), elas não diminuem as distorções nas laterais da lente e nem o aspecto fundo de garrafa ☹

Lentes de resina

As lentes de resina também estão disponíveis em índices de refração mais elevados. Por serem bem mais leves e resistente, elas acabam sendo as mais recomendadas para os casos de alta miopia.

E a boa notícia é que algumas dessas lentes possuem design asférico. Com isso, além de lentes mais finas, você também consegue diminuir o aspecto fundo de garrafa e as distorções nas laterais das lentes 😁

Você encontra três índices de refração diferentes nas lentes de resina para alta miopia sendo eles: 1.67, 1.74 e 1.76. Cada um desses índices de refração é recomendada para uma faixa de grau de miopia:

Lentes 1.67

São as lentes indicadas para as pessoas que possuem de 4 a 6 graus de miopia. Infelizmente essas lentes possuem um custo elevado no Brasil, a partir de R$500. Quando essas lentes são utilizadas para graus maiores que 6, as bordas ainda ficam grossas e o aspecto fundo de garrafa bastante nítido.

Lentes 1.74

Até pouco tempo atrás, as lentes 1.74 eram as lentes de resina mais finas que você encontrava no mercado óptico brasileiro para graus maiores que 6. No entanto, elas sempre foram e ainda são um alto investimento que aumenta de acordo com o grau e os tratamentos escolhidos por você.

Lentes 1.76

Recentemente surgiu uma nova opção de lente de alto índice de refração para alta miopia.Trata-se das Lentes Tokai 1.76 que possuem o maior índice de refração que você pode encontrar em lentes de resina. Elas são fabricadas no Japão e você consegue encontrá-las somente no site da Lenscope.

As Lentes Tokai 1.76 proporcionam lentes ainda mais finas que as lentes 1.74 e cerca de 30% mais finas que as lentes 1.67. E o melhor de tudo é que como elas são vendidas somente pela internet, o valor final acaba sendo bem mais acessível do que as opções anteriores. Confira o valor das Lentes Tokai 1.76 para o seu grau.

Para conseguir sentir-se bem com seu óculos, mesmo que você tenha alta miopia, é importante sempre pesquisar sobre as opções que proporcionam lentes  mais finas e aquela que melhor atenderá a sua necessidade.

Não se esqueça, o tamanho do aro da armação também é fundamental no resultado final de suas lentes!

Quer saber como a escolha da lente e da armação ideal pode realmente transformar a sua experiência com seu óculos? Veja o depoimento da Cibele – que possui 12 graus de miopia – sobre as Lentes Tokai 1.76 😊