Ao contrário do que muita gente acredita, é sim possível ter um óculos com lentes mais finas e sem aquele aspecto fundo de garrafa.

Como amenizar o “fundo de garrafa”

Confira 5 dicas simples que separamos para você conseguir ter lentes mais finas para seu óculos e acabar com o efeito de fundo de garrafa independente do seu grau.

1. Saiba o tamanho da armação ideal para você

Se você possui mais de 4 graus de miopia, o tamanho da armação começa a ter grande influência na espessura das suas lentes.

Isso acontece porque uma das características das lentes para miopia (ou astigmatismo) é que elas são finas no centro e vão ficando mais grossas nas bordas. Por isso, quanto maior o tamanho do aro da sua armação, mais espessa será a borda da sua lente.

fundo de garrafa

 

Se você busca por lentes mais finas, atente-se para o tamanho da aro da armação mais ideal para o seu grau e dê sempre preferência às armações menores.

Clique aqui para saber o tamanho do aro da armação ideal para o seu grau. 

2. Dê preferência às lentes de resina 

As lentes de resina são muito mais leves e resistentes do que as lentes de cristal que, além de frágeis por serem de vidro, são também bem mais pesadas – o que causa bastante desconforto.

Por esse motivo, se você busca por lentes leves e resistentes, as lentes de resina são sempre a escolha ideal.

3. Utilize lentes de alto índice de refração

O índice de refração é um dos principais fatores que contribuem para reduzir a espessura das lentes, diminuir o efeito fundo de garrafa e também reduzir as distorções nas bordas da lente.

Os três índices de refração mais indicados para quem possui mais de 4 graus de miopia são:

Para graus maiores que 6, somente as lentes 1.74 ou 1.76 garantem lentes mais finas, leves e a redução do efeito fundo de garrafa.

fundo de garrafa

Conheça as lentes para alta miopia que existem hoje no mercado e veja aquela que pode proporcionar um óculos mais fino e leve pra você 😉

4. Escolha uma lente de design asférico

Há basicamente dois tipos: lentes esféricas e lentes asféricas.

O design das lentes para quem tem graus elevados de miopia também influencia bastante no aspecto fundo de garrafa.

As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado e – quando utilizadas para graus elevados – contribuem bastante para o fundo de garrafa.

Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes, de forma que há pouco material no centro e muito na periferia das lentes (no caso de lentes para miopia). É esse desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes.

Em casos onde há um astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.

Já as lentes do tipo asféricas possuem um design plano, resultando em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas, reduzindo bastante o aspecto fundo de garrafa e também resultando em lentes mais finas.

Por isso, na próxima vez que comprar novas lentes para seu óculos, certifique-se que elas são asféricas. 😉

5. Evite fazer rebaixamento de borda 

O rebaixamento de borda é um recurso que muitas pessoas com graus elevados de miopia acaba recorrendo para tornar as bordas das lentes mais finas.

No entanto, além desse recurso reduzir – em alguns casos até eliminar – o campo de visão periférico e aumentar os riscos de acidentes, ele também torna ainda mais nítidas as distorções responsáveis pelo aspecto fundo de garrafa.

Para não precisar recorrer ao rebaixamento de borda, escolha sempre uma lente de alto índice de refração e de design asférico.

Conheça os tipos de lentes para alta miopia que existem

Agora que você já sabe como evitar o efeito “fundo de garrafa”, conheça os tipos de lentes para alta miopia que existem no mercado e saiba como escolher a melhor opção para a sua real necessidade.  Veja as lentes para alta miopia que você precisa conhecer.